O bolo mineiro é uma combinação de sabores divinos que resulta em uma verdadeira obra-prima. Sua textura é incrivelmente deliciosa e é simplesmente perfeito para acompanhar um chá ou lanche da tarde. 

Descubra agora o passo a passo dessa incrível versão de bolo mineiro e experimente hoje mesmo. Prepare-se para se maravilhar com essa delícia!

Como fazer  a receita do bolo mineiro 

Para preparar o bolo mineiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes: farinha de trigo, açúcar, leite, óleo, coco ralado, queijo parmesão ralado, ovos, creme de leite e fermento em pó. 

O processo de preparo consiste em bater no liquidificador todos os ingredientes da massa, com exceção da farinha de trigo e do fermento, que serão adicionados por último em uma tigela separada.

Na sequencia, você deve despejar a metade dessa mistura em uma forma de furo central previamente untada com óleo. 

Distribua cubinhos de goiabada passados na farinha sobre a massa, e então adicione o restante da massa por cima. Por fim, cubra a massa com o restante da goiabada.

Você deve assar o bolo mineiro em um forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 45-50 minutos.

Para verificar o ponto de cozimento, utilize o teste do palito: insira um palito no centro do bolo e, se ele sair seco e limpo, significa que o incrível bolo mineiro está pronto para ser apreciado por todos!

Ingredientes da receita de bolo mineiro 

Para o  preparo do bolo 

2 ½ copos (requeijão) de farinha de trigo 

½ copo(requeijão) de leite 

1 copo(requeijão) de açúcar

½ copo(requeijão) de óleo 

2 colheres(sopa) cheias de coco ralado 

2 colheres(sopa) cheias de queijo parmesão ralado

3 ovos 

1 caixinha de creme de leite 

1 colher(sopa) cheia de fermento em pó 

150 gramas de goiabada em cubinhos e passadas na farinha de trigo

Para preparar a calda

2 colheres(sopa) de água 

2 colheres(sopa) de açúcar

Modo de preparo 

No liquidificador, adicione os ovos, o açúcar e o óleo, e bata por aproximadamente 2 minutos até obter uma mistura homogênea. Em seguida, acrescente o leite, o creme de leite, o coco ralado e o queijo ralado. Bata por mais um minuto e transfira essa mistura para uma tigela.

Adicione a farinha de trigo à tigela e misture bem com um fouet para incorporar todos os ingredientes. Em seguida, adicione o fermento e mexa delicadamente com uma colher.

Despeje metade da massa em uma forma de furo central, com cerca de 21 cm de diâmetro, previamente untada com uma leve camada de óleo. Disponha metade dos cubinhos de goiabada por cima da massa. 

É importante passar os cubinhos de goiabada na farinha de trigo antes de adicioná-los à massa do bolo, para evitar que afundem e fiquem grudados no fundo da forma durante o processo de assar.

Em seguida, coloque o restante da massa na forma e cubra com os cubinhos de goiabada restantes. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus Celsius e asse por aproximadamente 45-50 minutos. Retire do forno, pincele o bolo ainda quente com a calda feita de água e açúcar e, em seguida, desenforme-o

E agora é só  saborear esse espetáculo de gostosura de bolo mineiro!

*Bolo mineiro com goiabada – Créditos Canal da terra