Ticker

6/recent/ticker-posts

Bolo de cenoura macio com cobertura de chocolate


Olá a receita de hoje é de Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate. Bem tradicional em nossa cultura principalmente servido em um belo chá da tarde com as amigas acompanhado de um saboroso café passado na hora, que delicia!! Então vamos a receita.

Para a massa você irá precisar:

INGREDIENTES PARA MASSA

3 cenouras médias
4 ovos
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo de milho
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

MODO DE PREPARO

Deixe o forno pré-aquecido a 180 ºC. Unte uma fôrma redonda de 24 cm de diâmetro e 7 cm de altura com manteiga. Polvilhe com farinha de trigo, sacuda e bata com as mãos levemente no fundo da forma que deve estar virada para baixo tirar o excesso. Recomendamos fazer este procedimento sobre a pia ou sobre um pano evitando sujar sua cozinha.

Em uma tigela, coloque a farinha, o sal e o fermento, passando pela peneira. Misture e deixe reservado. Lave e descasque as cenouras. Retire a ponta da rama e corte as cenouras em rodelas.

Agora em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, para verificar se estão bons , e transfira para o liquidificador. Junte as cenouras, o óleo e o açúcar e bata bem até ficar liso, por cerca de 5 minutos. 

Junte, aos poucos, a mistura do liquidificador à tigela com os secos, mexendo delicadamente com um batedor de arame, para incorporar a mistura.

Coloque a massa na fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos. Verifique se o bolo está pronto espetando um palito na massa, se sair limpo, pode tirar do forno; caso contrário, deixe por mais alguns minutos, até que assar completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de tirar da forma.

COBERTURA DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

½ xícara (chá) de chocolate em pó
⅓ de xícara (chá) de açúcar
⅓ de xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Em uma panela pequena junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio e mexa com o batedor de arame até ferver.
Ao começar a ferver, mexa por mais 4 minutos, até a calda engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela. Regue a calda quente sobre o bolo frio, já desenformado, e deixe esfriar. Sirva a seguir de preferência acompanhado por um delicioso café passado na hora.



Postar um comentário

0 Comentários