O caldo de mocotó, um prato tradicional do Brasil, é conhecido por ser um alimento rico em nutrientes e fortificante, devido à presença de colágeno, proteínas e minerais. 

Além de sua deliciosa e reconfortante natureza, ele é perfeito para os dias frios e irá te guiar de maneira simples na criação desse prato cremoso e saboroso! 

Explore a receita do Canal Divinas Receitas e prepare o incrível caldo de mocotó, garantindo um verdadeiro sucesso culinário

Como fazer caldo grosso e suculento de mocotó

Para preparar o caldo de mocotó, começaremos pela higienização dos pedaços de mocotó. 

Colocaremos esses pedaços em uma vasilha grande e os cobriremos com água fervente, adicionando um pouco de vinagre. 

Deixaremos de molho por alguns minutos. Em seguida, escorreremos a água e transferiremos o mocotó para uma panela de pressão. 

Nessa etapa, incluiremos 1 colher (chá) de sal, folhas de louro, 1 cebola picada de forma grosseira, 4 dentes de alho picados e 2,5 litros de água quente.

Tamparemos a panela e a cozinharemos por 40 minutos após alcançar pressão. Após esse período, desligaremos o fogo e aguardaremos até que a pressão saia naturalmente. 

Para finalizar, seguiremos os passos restantes da receita com precisão. Assim, estará pronto para servir e desfrutar do maravilhoso sabor do caldo de mocotó!

Ingredientes da receita de caldo grosso de mocotó

água fervente (o quanto baste)

um pouco de vinagre 

1,5 kg de mocotó (pés de boi) cortados em pedaços

2 folhas de louro 

1 colher (chá) de sal e ainda sal a gosto (para o refogado)

2 cebolas picadas (uma picada grosseiramente e outra bem picadinha)

4 dentes de alho picados e 4 dentes de alho triturados  

2,5 L de água quente ou mais, se necessário 

2 colheres (sopa) de óleo ou azeite de oliva

1 pimenta dedo de moça picada e sem sementes  

1 colher (chá) de páprica doce 

1 colher (chá) de tempero baiano 

2 tomates picadinhos 

coentro ou cheiro-verde picado (a gosto)

Modo de preparo

1. Comece por lavar minuciosamente os pedaços de mocotó. Coloque-os em um recipiente grande, cubra-os com água fervente e adicione um pouco de vinagre. Permita que fiquem de molho por alguns minutos.

2. Após esse período, escorra toda a água e transfira os pedaços de mocotó para uma panela de pressão. Adicione 1 colher (chá) de sal, 2 folhas de louro, 1 cebola picada de forma grosseira e 4 dentes de alho picados, bem como 2,5 litros de água quente.

3. Feche a panela com a tampa e cozinhe por 40 minutos a partir do momento em que a pressão se estabelecer.

4. Uma vez completos os 40 minutos, desligue o fogo e permita que a pressão saia naturalmente antes de abrir a panela.

5. Ao abrir a panela, verifique se o mocotó está totalmente cozido e bem macio, soltando-se facilmente do osso. Se necessário, adicione mais água quente até cobrir novamente os ingredientes. Feche a panela, retorne ao fogo e cozinhe por mais 20 minutos após a pressão começar.

6. Após a pressão sair naturalmente, abra a panela e assegure-se de que o mocotó esteja completamente cozido. Transfira os pedaços para uma vasilha e separe-os das cartilagens, descartando os ossos e reservando as cartilagens.

7. Em seguida, retire o excesso de gordura da panela usando uma concha.

8. Transferira todo o caldo da panela para um liquidificador e acrescente metade das cartilagens reservadas. Deixe a tampa pequena do liquidificador levemente aberta para permitir a saída de pressão. Bata a mistura por cerca de 1 minuto e reserve.

9. Em uma panela, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite e refogue 4 dentes de alho triturados. Acrescente 1 pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes, 1 cebola picada e refogue até amaciar.

10. Tempere com 1 colher (chá) de tempero baiano e 1 colher (chá) de páprica doce. Adicione os 2 tomates picados e refogue por 2 minutos.

11. Adicione o caldo batido no liquidificador e os pedaços de cartilagem reservados.

12. Misture bem com uma colher de pau, prove e ajuste o sal. Deixe ferver por 5 minutos.

13. Finalize adicionando coentro ou cheiro-verde picado a gosto. Dê uma última mexida e desligue o fogo.

14. Seu delicioso caldo de mocotó está pronto para ser servido e apreciado por todos!

Veja Também

- Veja como fazer feijão de caldo grosso e suculento

Conclusão

Para concluir podemos dizer que o toque de mestre é a presença da pimenta dedo-de-moça e outros temperos garante um equilíbrio entre o calor e os sabores, enquanto a combinação cuidadosa dos elementos produz uma harmonia única em cada colherada.

Portanto, ao explorar essa receita e dedicar o tempo necessário para cada etapa, você terá a oportunidade de criar um caldo de mocotó verdadeiramente magnífico, uma celebração dos sabores brasileiros e da culinária que conecta tradição e sabor de maneira única.