Você sabe o que é IMC?

Pessoal saúde e peso são é um binômio que faz toda a diferença em nossa vida. Ambos estão relacionados já que uma pessoa muito magra ou obesa, podem ter sua saúde limitada devido a não adequação do peso a estrutura (altura) de cada pessoa, pois podem acarretar problemas de coluna, circulação, desnutrição entre outros.

Devido a isso é importante estar tendo um acompanhamento e saber o peso ideal para sua altura. Existe uma equação feita através de uma formula matemática que proporciona a maneira correta de saber esse dado sobre peso x altura ideal.

Abaixo vamos reproduzir o conceito de Índice de Massa Corporal (IMC) e de bônus uma calculadora online onde é possível verificar, não de forma precisa, porem indicativa de que esta ou não em seu peso ideal. Lembrando sempre que deve-se para um diagnostico preciso sempre procurar um profissional habilitado.

O que é IMC

Uma das maneiras de saber se o seu peso está adequado à sua altura é calculando o Índice de Massa Corporal (IMC). O resultado dessa fórmula matemática poderá indicar, por exemplo, se você está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade.

Considere apenas como um ponto de partida, pois o IMC não avalia o seu estado nutricional como todo e precisa ser interpretado por um profissional de saúde, que analisará uma série de outras medidas e características suas, como idade, sexo, percentual de gordura, entre outros aspectos, antes de um diagnóstico.

A fórmula do IMC é a mesma para todas as pessoas. O que muda são os pontos de corte, ou seja, os valores considerados como referências para a classificação do seu peso. Essas referências são específicas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Para calcular do IMC, divida o seu peso (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado, ou seja, altura x altura. Veja a fórmula:

IMC = P(peso em quilos)/A² (altura x altura, em metros)



Fonte: Ministério da Saúde. www.saude.gov.br



CALCULE AQUI SEU ÍNDICE DE MASSA CORPORAL