Ticker

6/recent/ticker-posts

10 dicas para seus filhos não ficarem mimados e tornarem-se “Chefinhos”




 A realidade do mundo onde nossos filhos estão crescendo hoje em dia é bem diferente daquele que nós crescemos. Como pais, há 10 coisas que vocês precisam atentar para não destruir o futuro de seus filhos.

O mundo onde nossos filhos estão crescendo hoje em dia, em quase todos os aspectos é bem diferente daquele que nós crescemos. Me recordo que quando criança meus pais não tinham muitos recursos e isso era quase que a realidade de todas as famílias eu mesmo tinha apenas alguns brinquedo, que me forçava a mantê-los conservados , já que não era sempre que se ganhava presentes, basicamente era apenas em datas comemorativas como dia das crianças e natal. Isso me ensinou a apreciar as coisas materiais que consegui através dos anos conquistados com muito esforço e trabalho duro.

O que se vê hoje em dia são lojas aos montes lotadas de brinquedos de todos os tipos e preços, e ir com uma criança numa loja dessas, nós sempre acabamos comprando alguma coisa. Então é que surge a preocupação, será de estarmos mimando demais nossos filhos? dando-lhes coisas e mais coisas, será necessário tudo isso ou estamos tentando compensar uma ausência nossa no dia a dia por se sentir culpado? Bom certo é que temos que dar limites aos filhos e ensinar que a vida não é um mar de rosas e que um dia serão confrontados e irão receber um “não” em alguma área da vida e será que estarão preparados para ouvir isso?
Veja algumas dicas para não mimarmos demais nossos filhos:
1. Princípio da Negociação
Nunca dê presentes sem a criança merecer. É de suma importância fazer a criança entender que ela tem que cumprir as regras para ter o que ela quer. Claro que o amor é incondicional, mas princípios sempre é bom ser observados.

2. Seja firme nas decisões
Evite sempre abrir exceção, pois a criança não aceitará um não quando precisar. Ela precisa entender que “não” significa “não” e ponto.

3. Mostre sempre controle emocional
Por vezes alguns pais sentem-se culpados, expondo vunerabilidade, porque não podem dar algo aos filhos, ou sentem-se culpados por poderem dar, mas que precisam esperar a criança merecer primeiro, e acabam perdendo a paciencia. Demonstrar que esta no controle é importante.

4. Não se desculpar por aplicar disciplina
Mostre que existem regras e estas precisam ser cumpridas, então  se você aplica algo já combinado anteriormente, ou seja que está nas regras, e nas consequências, não se desculpe por algo que descumpriram. Ensinar cumprir acordos e regras é essencial para a vida.

5. Ensine a serem autossuficientes
Busque ensinar  dicas de sobrevivência como emergência, por exemplo, como cozinhar, como lavar a roupa, fazer a limpeza na casa. Exerça com liderança seu papel como pai ou mãe que é mostrar à criança o mundo, e elas precisam aprender a serem independentes e autossuficientes  a cuidarem de si mesmas.

6. Ensine a serem positivos e educados
Lembre-se toda hora é hora para se ter boas maneiras, todos os momentos com seu filhos são importantes seja eles momentos formais ou informais, sempre há oportunidade para ensinar algo.

7. Dê-lhes responsabilidades
Determine tarefas diárias, crie  um quadro de serviços de casa que eles podem ajudar, a começar pelo próprio quarto, guardando os brinquedos e se possível, a depender da idade arrumar a cama.

8.Ensine o  Respeito mutuo
Fale, mas também ouça, olhe nos olhos e exija o mesmo respeito. Ensine-os a respeitarem todas as pessoas, independente de cor, raça, credo ou condição de vida.

9. Mesada
A melhor maneira de ensinar o trabalho e custo das coisas é estabelecer uma rotina de trabalho com consequente recompensa, assim crescerão entendendo o valor das coisas. Por exemplo  ao comprar brinquedos, ou poupar para comprar algo maior, ajuda-os a saber administrar o dinheiro. Contudo é importante, não pagar pelo serviço diário e comum que é necessidade do dia a dia, recompense somente pelos trabalhos extras.


10. Reconheça o trabalho realizado
Sempre que realizar uma tarefa, reforce e motive a criança a fazer mais para merecer mais, já estimulando para ter visão do futuro, aprendendo a economizar e a poupar.

Com essas 10 dicas se colocadas em práticas resultados  logo surgirão. É importante sempre estar atento a educação dos filhos e ser pais presente, pois lembre-se de tudo que você pode dar para o seu filho o mais importante é você.


Postar um comentário

0 Comentários