Ticker

6/recent/ticker-posts

Frango assado com limão siciliano




Esta receita com certeza é ideal para dia de festa. É sucesso garantido com aquela reunião em família ou com amigos. Nesta saborosa receita de dar água na boca teremos limão e as ervas dando um todo sabor especial que irá garantir uma  carne macia e suculenta.

Então vamos a receita

INGREDIENTES

1 frango inteiro
1 cabeça de alho
3 cebolas grandes
2 limões sicilianos
1 colher (sopa) de flor do sal (ou sal grosso)
1 ½ colher (chá) de páprica
1 colher (chá) de açúcar mascavo
4 ramos de alecrim
2 ramos de louro
Pimenta do reino moída a gosto
azeite a gosto

PREPARO

Primeiramente lave e seque os limões sicilianos. Com um ralador faça raspas da casca de 1 limão. Numa tigela pequena, junte o sal, a páprica, o açúcar mascavo, as raspas de limão e pimenta- do –reino, recomendamos moída na hora, a gosto e misture tudo. Essa é a marinada seca, com a qual iremos temperar o frango.

Com um papel-toalha seque bem o frango. Em seguida coloque o frango numa tigela grande e tempere com a marinada seca, esfregando bem a mistura de sal com especiarias sobre toda a pele, entre a pele e a carne do peito e dentro da cavidade do frango. Tampe a tigela ou caso esteja usando um refratário cubra com filme, e leve à geladeira para marinar por 1 hora.

Após a marinada, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Caso o frango esteja congelado retire o frango da geladeira por 30 minutos para perder o gelo enquanto o forno aquece.
Enquanto isso descasque e corte a cebola em rodelas grossas de aproximadamente 1,5 cm. Regue o fundo de uma assadeira grande com um fio de azeite e coloque as rodelas de cebola, uma ao lado da outra, fazendo um fundo para receber o frango. Disponha sobre as cebolas 3 ramos de alecrim untados com azeite e 1 ramo de louro; coloque também na assadeira a cabeça de alho inteira. Regue tudo com um 1 colher (sopa) de azeite.

Depeje sobre o frango 2 colheres (sopa) de azeite e espalhe bem com as mãos. O limão usado para fazer as raspas, corte em quartos pedaços. Coloque as partes de limão no interior da cavidade do frango junto com 4 folhas de louro. Pique fino as folhas do ramo de alecrim restante e misture com 2 colheres (sopa) de azeite numa tigela pequena.

Coloque o frango na tábua, com o peito para cima, e encaixe as pontas das asas sob as costas assim elas não queimam enquanto assam, para isso utilize palitos higiênicos.

Dica para um assado mais prático:

Use um pedaço grande de barbante, segure uma ponta em cada mão e posicione o centro do fio na parte mais grossa do peito (onde estava o pescoço do frango). Passe o barbante sobre as coxas, rente à lateral do peito; dê uma volta por fora das pontas das coxas, cruze e amarre – dessa forma as coxas ficam mais rentes ao peito, fazendo com que o calor se distribua de maneira mais uniforme na carne. Puxe as pontas do barbante para baixo, dando uma volta ao redor da cauda do frango e amarre junto com as coxas, assim, a cavidade do frango fica mais fechadinha, o que deixa a carne mais úmida.

Coloque  o frango na assadeira, sobre a “cama” de cebolas e ervas, com o peito para cima e leve ao forno para assar por 15 minutos, até a pele começar a ganhar um tom dourado. Após esse tempo diminua a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe o frango por mais 55 minutos, até assar por completo e ficar com a pele bem dourada e crocante. Nos últimos 5 minutos, abra o forno com cuidado e espalhe o azeite com alecrim picado sobre a pele do frango para dar um sabor extra da erva sem queimar.

Dica extra:

Para certificar-se que o frango está assado: com a ponta de uma faca, faça um furinho na junção da sobrecoxa com o peito, caso o líquido sair sem sangue é sinal que está pronto, do contrário volte ao forno por mais alguns minutos. Se estiver usando um termômetro: a temperatura interna do frango deve estar com no mínimo 75 ºC.

Pronto! Agora retire o frango do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar. Importante!! Não pule essa etapa: nesse tempo, os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado úmido e saboroso. Em seguida sirva com as cebolas, o alho assado e com limão cortado em gomos.

Postar um comentário

0 Comentários