Tapioca de carne seca






Ingredientes

2 xícaras de goma de tapioca hidratada

1 colher de chá de queijo parmesão

4 xícaras de carne seca desfiada

4 colheres de sopa de requeijão cremoso

100g de queijo mussarela ralado

 

Modo de preparo


Em uma frigideira antiaderente espalhe a goma e frite de um lado e outro. Reserve. Preparo do recheio: misture todos os ingredientes de forma bem homogênea e coloque no meio da tapioca. Depois é só servir. Dica: prepare o recheio separado para que ele fique quente, se a tapioca ficar por muito tempo na frigideira a massa fica dura.


Caruru





Ingredientes

1 kg de quiabo picadinho

250ml de leite de coco

100g de amendoim torrado e sem casca

2 cebola pequenas

100 g de camarão seco

1/2 limão

1/2 xícara de chá de azeite de dendê

Sal a gosto


Modo de Preparo


Em uma panela média coloque o quiabo picado. Bata 50 g de camarão no liquidificador com meia xícara de água e peneire. O restante do camarão coloque na panela com o quiabo e meio limão espremido. No liquidificador, bata o caldo do camarão, a cebola cortada em quatro partes, o leite de coco e o amendoim. Bata bem, verifique o sal. Em seguida, coloque na panela que está o quiabo o conteúdo do liquidificador. Ligue o fogo médio e adicione o azeite de dendê e os camarões restantes. Utilize uma colher de pau mexendo por uns 25 minutos.


  Escondidinho de carne seca






Ingredientes

500g de aipim cozido

1/4 xícara de chá de leite desnatado

2 colheres de sopa de manteiga de garrafa

300g de carne seca desfiada

Cebola e alho

1/2 pote de requeijão cremoso

Sal a gosto


Modo de Preparo


cozinhe o aipim. Quando estiver macio, amasse para fazer um purê. Leve o purê para uma panela, sem a água. Adicione o leite aos poucos, até obter um purê macio e liso. Junte a manteiga e o requeijão. Tempere com sal à gosto. Reserve. Cozinhe a carne seca na pressão, e a desfie. Refogue a carne seca com alho e cebola. Unte um refratário com manteiga e espalhe o purê de aipim sobre ele. Coloque sobre o purê uma camada bem generosa de carne seca. Se quiser, pode colocar um pouco de catupiry sobre a carne, pra deixar ainda mais cremoso. Cubra a carne seca com mais uma camada de purê. Use uma colher pra espalhá-lo sobre o recheio, com cuidado pra não misturar as camadas.

 

Bolo Souza Leão






Ingredientes

1kg de massa de mandioca lavada e peneirada.

2 vidros de 200ml de leite de coco mais duas vezes a mesma medida de água

800g de açúcar

3 copos americanos de água

10 gemas

1 pacote de manteiga

Uma pitada de sal

 

Modo de Preparo


Junte a massa de mandioca com o leite de coco e o sal. A parte, faça o mel com o açúcar com os três copos de água. Leve ao fogo. Quando soltar bolhas, está no ponto certo. Retire do fogo e junte a manteiga aos poucos. Coloque as gemas uma a uma batendo bem. Junte este mel à massa que se formou com a mandioca e o leite de côco. Passe esta mistura em uma peneira fina de uma a duas vezes. Numa forma untada só com margarina acrescente a massa. Leve ao forno médio por aproximadamente 35 minutos.



Acarajé





Ingredientes

500g de feijão fradinho cru

500g de cebola

Sal a gosto

1 cebola pequena com casca

500ml de óleo

500ml de azeite de dendê

2 xícaras de chá de vatapá

150g de camarão seco


Modo de Preparo


Coloque os feijões inteiros num processador de alimentos e bata por alguns segundos para quebrar os grãos. Descanse os feijões num recipiente e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo 12 horas. Agite os feijões com uma colher e com uma peneirinha vá retirando todas as cascas que se desprendem dos feijões. Depois de retirar bastante as cascas, lave os feijões sob a água corrente. Descasque as cebolas e corte-as em pedaços. Num processador, coloque os feijões e as cebolas. Bata por 3 minutos, ou até obter uma pasta lisa e uniforme. Retire toda a pasta do processador e coloque dentro de uma panela grande e funda. Utilizando uma colher de pau, bata a massa do acarajé até que a massa triplique de volume. Esse processo é bastante demorado, mas é necessário para a fermentação. Coloque o óleo, o azeite de dendê, e a cebola com casca numa panela média e leve ao fogo alto para esquentar. Com duas colheres de sopa, modele os acarajés: encha uma das colheres com a massa, passe de uma colher para a outra até que a massa fique com formato de bolinho. Coloque os bolinhos no óleo bem quente e frite por 3 minutos de um lado. Com uma escumadeira, vire os bolinhos e deixe fritar até que fiquem dourados. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente. Corte os bolinhos ao meio e recheie com vatapá. Coloque o camarão seco dentro do acarajé e feche.



Moqueca de camarão





Ingredientes

1/2 kg de camarão médio

Suco de 1 limão

1/2 xícara de café de azeite de dendê

2 cebolas médias cortadas em rodelas

1/2 xícara de chá de coentro

1/2 xícara de chá de salsinha picada

2 cebolinhas verdes cortadas

3 tomates cortados em rodelas

Sal a gosto

1 vidro de leite de coco


Modo de Preparo


Limpe os camarões e tempere com sal e o suco de limão. Refogue todos os temperos por 15 minutos no azeite-de-dendê. Acrescente os camarões e cozinhe por 5 minutos com a panela tampada. Por último, acrescente o leite de coco. Sirva com arroz branco.



Bolo de rolo




Ingredientes

Massa

200g de manteiga

200g de açúcar

6 gemas

200 g de farinha de trigo

6 clara em neve

Recheio

500g de goiabada

1/2 xícara de chá de água

 

Modo de Preparo


Massa: bata na batedeira a manteiga com o açúcar até formar um creme e coloque as gemas e continue batendo até ficar cremoso. Junte a farinha de trigo e por último as claras em neve.

Recheio: leve ao fogo a goiabada com a água e deixe amolecer até ficar como uma geleia mole.

Coloque de 5 a 6 colheres de sopa da massa espalhado bem finamente em uma forma untada. Leve ao forno pré aquecido em temperatura médica por 5 minutos aproximadamente. Vire o bolo sobre um pano úmido polvilhado com açúcar, passe uma camada bem fina da goiabada e enrole

Faça o mesmo procedimento com toda massa. Dá mais ou menos 5 bolos. Por último, polvilhe com açúcar.