Como ajudar seu filho a desenvolver autoconfiança


Ensinar os filhos  a ter autoconfiança suficiente para não apenas sobreviver, mas prosperar, é um objetivo para muitos pais. E contudo o foco esteja principalmente no "eu", os pais realizam um importante papel na maneira como a criança desenvolve a competência e um forte senso de si mesma, o que é importante para sua saúde e bem-estar psicológico.

Ter a consciência de como incentivar seu filho e ficar atento ao que dizer quando procurar orientação para você pode significar a diferença entre uma criança que acredita em seu próprio potencial e uma que frequentemente duvida de suas habilidades.

A seguir estão algumas diretrizes gerais que você pode seguir para ajudar seu filho a desenvolver autoconfiança, vamos a elas:

Incentive sempre a autoconfiança valorizando a  autoestima

A autoconfiança e a auto-estima são geralmente usadas de forma indiscriminada, mas nem sempre
significam a mesma coisa. Quando você fomenta a auto-estima de seu filho, está demonstrando que o ama, independentemente do resultado do comportamento deles, sucesso ou fracasso. Esses incentivos a sua autoestima mostram a eles o quão orgulhoso deles você é, ou elogiando-os por algo que eles criaram ou realizaram.


 "Quando você fomenta a auto-estima de seu filho, está demonstrando que o ama, independentemente do resultado do comportamento deles, sucesso ou fracasso"


Dessa forma você demonstra a eles que você os ama e os aprecia. Quando, esses sentimentos estão consolidados, é mais fácil para a criança explorar novas oportunidades e abraçar o desconhecido com confiança, o que leva a um aumento da autoconfiança.

Disponha de tempo para interação com seus filhos

Todas as crianças independente das idades, aprendem através de brincadeiras e interações com outras pessoas. Como pais, vocês em regra, são os primeiros "companheiros de brincadeira" de seu filho, o que significa que você também é a primeira pessoa a ajudá-lo a desenvolver um forte senso de si mesmo.

Através das brincadeiras, passando o tempo juntos, se divertindo ao ar livre ou apenas sentado e lendo o livro favorito deles, você mostra a seu filho que ele é valioso e digno do seu tempo. Assim quando seu filho se sente apoiado, ele está mais disposto a enfrentar os desafios da vida.

Atenção na frequência com que você elogia

Crianças gostam de ouvir a aprovação de seus pais. De fato, elogios e feedback positivo são frequentemente duas das maneiras mais comuns pelas quais as crianças avaliam seu valor. É por isso que é tão importante ser realista em como você elogia.

Por isso é importante atentar que toda criança que recebe elogios constantes e vazios não terão motivação para ultrapassar seus limites e ir além do que se espera deles.


"De fato, elogios e feedback positivo são frequentemente duas das maneiras mais comuns pelas quais as crianças avaliam seu valor"


 Eles também desenvolvem um falso senso de validação, podendo entrar em colapso quando surgem desafios.

Espere antes de oferecer ajuda

As crianças precisam de muita prática na vida para aprender a se controlar e superar obstáculos. Assim, dar a eles espaço para ter experiências por conta própria antes de oferecer ajuda aumenta sua autoconfiança.


Claro que o assunto não esgota aqui, mas é um começo indispensável para incentivar a autoconfiança dos filhos, preparando-os para a vida. O segredo de tudo sem duvida é o amor que deve ser demonstrado e não apenas sentido, como já se dizia “ Amor e Ação são as bases do coração”.
Até a próxima.