Já ouviu a frase " os opostos se atraem" creio que sim!, e nas verdade isso tem base cientifica como os polos de um imã que igual se repelem mas o ferro ele atrai.


Relacionamentos amoroso que são extremamente opostos são conhecidos como "chocolate com pimenta" relacionamento excitante e inusitado que apenas apreciadores da "culinária amorosa" poderia experimentar.


Mas falando em culinária propriamente dita vamos falar um pouco sobre essa mistura pra lá de diferente!


Você sabia que os pratos mais apimentados são servidos nos lugares mais quentes?  Então No México, lugar de onde traremos uma receita exótica não poderia ser diferente. 


No México pode atingir temperaturas de até 50ºC, os mexicanos acreditam que comer muita pimenta equilibra a temperatura do corpo, fazendo com que a pessoa não sinta o efeito das altas temperaturas.

  

Ao ganhar o mundo a comida mexicana sofreu adaptações, tornando-se uma culinária com pratos variados, coloridos, saborosos e apreciada por muitas pessoas. 


A base da comida mexicana é o milho, herdada pelos Maias e Aztecas que tinham uma cultura fortíssima de grãos.


Tendo como base, milho são elaboradas as tortillas, que são massas preparadas basicamente com água, farinha especial de milho branco chamada de masa harina, manteiga e sal.


A tortilla também é utilizada como talher, sendo um hábito da antiguidade, pois muitos não tinham condições financeiras para comprar talheres. O mexicano é um povo de hábitos muitos simples, por este motivo até hoje esta é uma tradição.


O prato mais tradicional mexicano é o taco, que nada mais é do que a tortilla recheada com carnes, pimentas, milho, tomate, cebola, guacamole (abacate), etc. "O México é o país que mais utiliza o abacate (guacamole) em preparações salgadas. Já no Brasil nós temos o hábito de comer o abacate com açúcar, mas pode acreditar que é o único país que tem essa cultura, nos demais, o abacate é consumido com sal, você sabia?.


Além do taco e das tortillas, outro prato famoso é o chile que é a maior expressão da combinação da terra com a cultura espanhola que foi trazida durante a colonização.


Há vários tipos de chile, o mais tradicional é uma mistura de carne moída bovina, feijões cozidos sem caldo e muita pimenta. O condimento mais utilizado no México é o cominho.


Uma data festiva é o dia 2 de novembro, dia dos mortos, onde eles homenageiam os antepassados, e como não pode faltar, com muita comida e bebida, entre eles os tacos, burritos, enchiladas, chalupas, gorditas, etanales, etc.


Não podemos esquecer das bebidas mexicanas, entre elas a tequila, água de chocolate e mescal, que também é conhecida como a bebida do verme, pois cada dose é servida com um pequeno verme vivo dentro do copo e que deve ser tomado no mesmo gole.


Herança culinária dos astecas, e muito consumida no país, a água de hochata (água de arroz) é hábito diário dos mexicanos no café da manhã.


Carne de porco mexicana com chili e chocolate





INGREDIENTES

1,5 kg de carne de porco cortada em 4 centímetros em cubos


aproximadamente 1 colher de sopa de azeite de oliva


1 cebola grande picada


1 colher de chá de cominho em pó


½ colher de chá de canela em pó


⅛ colher de chá de cravo em pó


4 dentes de alho, finamente picado


4 chillis ancho secas


3 chillis chipotle secas


30g  chocolate escuro, quebrado em pedaços


85g  passas


50g  amendoim sem sal


50g amêndoas


Coentro, picado


Modo de Preparo


Seque a carne de porco com papel de cozinha. Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma caçarola e dourar a carne todo em dois ou três lotes. Remova cada lote para uma tigela, uma vez que é feito.


Refogue a cebola na gordura à esquerda na panela até amaciar e ficar com uma cor ouro pálido (adicione ½ colher de sopa de azeite, se não há gordura suficiente).Adicione as especiarias e alho e cozinhe por três minutos, mexendo um pouco. Coloque o conteúdo em um liquidificador.


Saltear os chillis em uma frigideira seca em fogo médio por cerca de três minutos, virando-os na metade. Quando fresco bastante para segurar, retire os talos e descarte as sementes. Despeje 625ml (1 litro) de água fervente em uma tigela com o chocolate,coloque os chillis e passas. Deixe por 10 minutos.


Dica: no liquidificador, em seguida, despeje cuidadosamente a mistura de chocolate e a pimenta, juntamente com um novo 625ml (1 litro) de água e um pouco de sal e pimenta. Misture até obter um purê.


Retorne a carne de porco e seus sucos para a caçarola e despeje sobre a mistura de chocolate-malagueta, mexendo tudo juntos. Trazer para apenas sob a ferver, em seguida, vire à direita para baixo o calor e cozinhe por 1 ½ horas. Mexa de vez em quando e certifique-se que não fique seco.


A carne de porco deve ser suave e o líquido de cozimento terá reduzido.Verifique o tempero. Polvilhe com coentros. 


O arroz é o acompanhamento óbvio, e você poderia também servir creme de leite e uma salada de abacate.


Texto Adaptado do Site : http://cocineroloko.blogspot.com/