sábado, 11 de março de 2023

Como conseguir implante dentário grátis pelo SUS!

Projeto Brasil Sorridente 2023. Saiba como se inscrever e participar do programa de governo para conseguir implante dentário grátis pelo SUS.

Talvez ache impossível, mas sabia que o governo tem um programa gratuito de atendimento odontológico chamado projeto Brasil Sorridente.

Caso não conheça e queira saber mais sobre como conseguir participar, ver quem tem direito, como e quais são os tratamentos odontológicos gratuitos acompanhe até o final dessa matéria.


Breve Resumo sobre o programa

O programa do governo oferecido através do SUS (Sistema Único de Saúde) é um programa do Governo Federal feito para dar acesso à saúde de qualidade gratuitamente para todos os brasileiros. 

Todo cidadão pode ir até posto de saúde mais próximo de sua residência e realizar junto a secretaria seu cadastro e solicitar atendimento sem nenhum custo.

Dessa forma deve-se sempre levar em consideração que a saúde e higiene bucal são essenciais para a sua saúde, e devido a isso o tratamento odontológico também é oferecido gratuitamente através do programa Brasil Sorridente. 

Nesse sentido o programa é oferecido e disponibilizados nos postos de saúde e em centros de especialidade odontológicas selecionados em diversos municípios espalhados por todo o Brasil.

Acesso a tratamentos odontológico gratuito oferecidos pelo SUS

Como já falado os tratamentos odontológicos são serviços essenciais que a população deve ter acesso, pois cuidar dos dentes é essencial para ter a saúde em a melhorando a qualidade de vida.

Mas infelizmente muitos destes tratamentos podem ter altos custos e nem todo mundo pode pagar. Dessa maneira, o SUS os disponibiliza gratuitamente para a população consultas e tratamentos odontológicos através do programa Brasil Sorridente.

Brasil Sorridente 2023: Disponíveis nos Postos de Saúde e CEO’s

Saiba que além dos postos de saúde, há também Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s), universidades com cursos de odontologia que prestam atendimento gratuito a população.

Primordialmente, cada vez mais, o país tem injetado investimentos em ações que garante o acesso a assistência e saúde bucal por meio do SUS sem custos pelos serviços.

Hoje em dia são mais de 100 milhões de brasileiros beneficiados pelo tratamento dentário pelo Sistema Único de Saúde em todo o país!

Como funciona o Programa Brasil Sorridente?

O Programa Brasil Sorridente é um programa do governo criado em 2004 que permite o acesso da população brasileira que não tem condições financeiras a diversos tratamentos odontológicos, através do SUS, de forma gratuita.

O programa Brasil Sorridente foi planejado de forma estratégica, com a finalidade de ser eficiente e abranger o país inteiro. O projeto Brasil Sorridente conta com mais de 1030 Centros de Especialidades Odontológicas – CEO, perto de 8 mil consultórios e 185 unidade móveis por todo o Brasil.

Dados fornecidos pela OMS, mostram que o Brasil Sorridente é reconhecido como o maior programa de saúde bucal público de todo o mundo.

Há anos o Brasil esteve entre os principais países com maior defasagem na saúde bucal, sendo que parte da população perdia a maioria ou todos os dentes devido à falta de acessibilidade aos tratamentos.

No ano de 1998 mais de 31 milhões de brasileiros nunca havia ido ao dentista, o programa busca mudar essa realidade em nosso sistema de saúde!

O foco do Brasil sorridente é garantir consulta e tratamento dentário pelo SUS, e dessa forma melhorar a qualidade de vida daqueles brasileiros que depende do SUS.

Nesse sentido, as consultas são realizadas das unidades de atendimento do SUS, como UBS, USF, CEO, UOM  e UPA.

Ainda existem também unidades odontológicas móveis, com o objetivo de garantir que o programa esteja acessível para todo o país, inclusive aos povos indígenas e ribeirinhos.

Ainda, o programa conta com centros especializados que permite um tratamento mais completo para quem precisa do tratamento.

A técnica de fluoretação também faz parte do programa. Essa ação consiste na adição de flúor na água de consumo humano, com objetivo de reduzir ou prevenir cárie na população.

Acesso ao programa dentário gratuito pelo SUS. Como fazer?


Grande parte das pessoas ficam em dúvidas referentes a quem tem direito a dentista gratuito pelo SUS. Então por se tratar de um direito e uma questão de saúde pública, todas as pessoas tem direito a tratamento dentário pelo SUS. 

Sendo assim qualquer brasileiro pode se inscrever para participar do Brasil Sorridente, seja qual for sua situação financeira, bastando saber se seu estado participa já do programa. 

As pessoas em condições de vulnerabilidade, ou seja, que não tem condições de pagar um tratamento em uma clínica particular, pode fazer o tratamento pelo programa do governo de forma gratuita.

Porém é importante enfatizar que ainda existem várias deficiências de infraestrutura para o atendimento pelo SUS,  dessa forma a depender do tratamento há filas de espera com prioridade a aquelas famílias de baixa renda.

Legislação Aplicável:

“Artigo 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação”.

Como Agendar consulta com dentista pelo SUS, Brasil Sorridente? 

Para ter acesso ao programa do governo, é necessário primeiramente ver se há atendimento odontológico gratuito em sua cidade.

Nesse sentido você deve ir até um posto de saúde ou uma unidade de atendimento mais próxima a sua residência com o Cartão SUS e solicitar informações sobre o programa Brasil Sorridente e realizar seu cadastro.

Como pesquisar cidades abrangidas pelo Programa:

Para saber quais são as cidades que contam com atendimento odontológico clique aqui, em seguida selecione o seu estado e pesquise pela cidade.

Realizado esse procedimento, e verificar que tenha o atendimento em sua cidade ou na cidade mais próxima, você deve fazer o agendamento para passar pela primeira consulta.

Realizada a avaliação se necessário for, o profissional da saúde bucal irá encaminhar você para tratamentos mais específicos ou cirurgias, que podem ser realizadas na unidade de saúde, de acordo com a necessidade do paciente atendido pelo programa.

Veja aqui os tratamentos odontológicos gratuitos que o SUS oferece

Por meio do programa do governo, será possível fazer diversos tratamentos dentários sem custos, Veja alguns:

Limpezas

Extrações

Exames bucais tais como diagnóstico e detecção do câncer bucal

Restaurações

Aplicação de Flúor

Remoção de tártaro

Retirada dos sisos

Implante dentário

Tratamento de cáries

Aparelho dentário gratuito (Ortodontia)

Endodontia (tratamento de canal)

Periodontia Especializada (tratamento de gengiva)

Cirurgia ortognática

Prótese (dentadura)

Biópsias

entre outros.

Outras Alternativas ao programa oferecidos pelo SUS

O programa oferecido pelo SUS não é a única forma de conseguir tratamento odontológico gratuito. 

Pelo país há muitas universidades, públicas ou particulares, também oferecem clínicas gratuitas com trabalhos sociais incentivando a saúde bucal.

No Brasil muitos cidadãos deixam de ir ao dentista por desconhecer seus direitos, contudo, agora você conhece ser possível conseguir tratamento gratuito, então realiza hoje mesmo o agendamento de sua consulta!

Para sanar qualquer dúvidas sobre o projeto Brasil Sorridente ou como ter direito ao dentista gratuitamente, faça contato com o disque saúde, através do número 136.


3 comentários:

  1. Oi onde fica essa clinica

    ResponderExcluir
  2. Sou aposentado pelo INSS e não tenho condições de fazer ese implante dentário e é o meu sonho não tenho condições de pagar

    ResponderExcluir
  3. Preciso muito fazer implante, mais não tenho condições, me ajuda

    ResponderExcluir