Restaurando Cômoda antiga do início de 1800

Texto original em :holmtalk.com

Comprei esta cômoda em um leilão online. Pelas condições do verniz que vi nas fotos, achei que seria um candidato perfeito para pintura. Mas descobri que era cerca de 100 anos mais velho do que eu pensava inicialmente. 

Com base nos materiais, ferragens e construção artesanal, estimo que a cômoda foi feita no início do século XIX.

A maior parte do folheado de madeira estava em bom estado, considerando a idade.

A principal área de preocupação eram os pedaços de verniz soltos e sem graça que circundavam as gavetas. O folheado antigo é muito mais espesso do que o folheado moderno e foi difícil para mim encontrar.

Então, removi o verniz restante em torno das gavetas e substituí-o por ferro em faixas de verniz). Eu sei, eu sei, eu sei. . . não é autêntico, mas meu objetivo era deixá-lo pronto para ser vendido para o uso diário (se uma restauração verdadeira for desejada, um restaurador especialista pode remover facilmente o novo verniz e substituí-lo por algo mais autêntico).

Eu posicionei a faixa de verniz no lugar. O verniz é fácil de cortar para ajustar com uma tesoura ou uma lâmina utilitária.

Na sequência, apliquei a faixa usando um ferro quente embrulhado em papel alumínio. Usei o papel alumínio para proteger a superfície do ferro contra o possível contato com adesivo ou arranhões.


Depois eu tingi o novo verniz. Há muitas variações de cores no verniz original, então tentei combinar minha mancha com a variante mais escura. Usei 3 cores diferentes de manchas que tinha em mãos.

Veja o antes e o depois