Com a correria do dia a dia, cidades cada dia mais urbana, mais concreto e asfaltos pra todo lado, e espaços cada vez mais escassos, os jardins verticais surgem como uma solução para a falta de espaço para áreas verdes nas cidades, amenizando a ansiedade daquelas pessoas que querem trazer um pedacinho da natureza para dentro da sua casa.

Em simples definição o jardim vertical, nada mais é do que um jardim que é colocado de forma fixa no sentido vertical em muros, ou suspenso por suportes instalados no sentido vertical, criando painéis verdes com plantas de diversas espécies, ou ainda plantas suspensas verticalmente em suportes com intervalos entre si , para tirar a percepção de uma unidade entre as mesmas.

 Jardins Verticais

Se planeja um jardim vertical simples você pode optar por vasos que serão dispostos verticalmente, os vasos de barro absorvem melhor a água, sendo o mais recomendado, ou ainda estruturas prontas para jardins verticais feitas de concreto, de plástico, estruturas cerâmicas, placas de fibra de coco e até vasos feitos com canos de PVC, qual tem se tornado tendência pela praticidade e durabilidade.

Como fazer

Para poder fixar vasos utilize painéis de madeira, treliças de bambo ou metálicas e cordas para os jardins suspensos, quais são facilmente conseguidos em casas de materiais de construção ou de jardinagem. Veja abaixo um exemplo;



Vale ressaltar que a estrutura tem que ser firme e bem fixada, com furos para que a água escorra e com um sistema de dreno para essa água excedente caso o jardim seja interno.

Dicas de Plantas para o Jardim

Os jardins feitos e expostos ao sol devem ter espécies que são cultivadas a sol pleno, mas caso seu jardim se encontre em área interna as espécies escolhidas devem ser de sombra, então ao adquiri-la informe-se com cultivador que está lhe fornecendo a planta.

Saiba que é possível cultivar praticamente qualquer espécie de plantas e até mesmo árvores em jardins verticais, contudo deve-se atentar para que as raízes tenham espaço para se desenvolver no suporte utilizado e que o suporte aguente o peso total levando em conta com a terra úmida, que praticamente irá dobrar o peso do vaso.

Veja agora um vídeo passo a passo do canal "Somos Verde" assista;