Hoje a dica é sobre limpeza de janelas, que ainda é algo que gera muitas dúvidas na hora de fazer a limpeza e manutenção.

Bom basicamente você deve saber é que a limpeza precisa ser frequente e contínua, janelas com acumulo de  poeira e sujeira, acabam comprometendo a aparência do vidro, ficando com um aspecto de desagradável, por isso, o recomendável é que as janelas sejam limpas se possível, pelo menos a cada 20 dias.

Acumulo de sujeira nos trilhos das janelas quando ficam cheios de poeira, prejudica o funcionamento gerado pelo acúmulo de pó. A limpeza pode ser feita com uma escova de dente ou um aspirador de pó com cano de ponta fina.

Mas, antes de tudo você precisa saber qual é a limpeza ideal para o seu tipo de janela, por isso nesta postagem, vamos mostrar qual limpeza deve ser feita para cada tipo de material. vamos então a eles;

Vidros e vidraças: Utilizando um pano seco, retire o pó dos vidros. Use uma esponja macia ou pano microfibra, junto com um produto limpa-vidros, encontrado nos mercados, outra opção é uma solução de água e sabão, ou álcool. Feito isso,esfregue toda a superfície com movimentos vigorosos e retire o produto com um pano microfibra seco ou papel toalha.

Imagem: Reprodução/Pixelbay

Madeira pintada: Para esse tipo de material, as partes pintadas devem ser limpas com um pano molhado com água e sabão, em seguida, passe um pano seco e se for possível, use um lustra móveis nas partes de madeira da janela.

Madeira com verniz: Para janelas com madeira de verniz passe um pano pouco umedecido para retirar o pó. Nas partes de madeira, com ajuda de um pano multiuso, passe lustra móvel para dar um brilho especial na janela.

Alumínio ou ferro pintado:  Para a limpeza desse material, o mais indicado é a utilização de uma esponja macia ou pano molhado em solução de água e detergente neutro. Após a aplicação, seque com um pano limpo, de preferência um que não seja áspero, prefira sempre panos macios.

Observações importantes!! Nunca use, de forma alguma, saponáceos, esponjas de aço ou material áspero, lixas, abrasivos, produtos ácidos ou alcalinos, produtos derivados de petróleo. Eles danificar seriamente a conservação da janela.

Limpeza das grades as grades: Para limpeza das grades use uma escova para tirar o pó. Para alcançar os cantos, use uma escova de dentes, de preferência uma velha. Passe pano e detergente. Por fim, é indicado que você passe um produto específico para limpar metal e inox.

Precauções!

Nas limpezas e manutenções de janelas altas, não arrisque subir em escadas para efetuar a limpeza. É muito perigoso e podem causar sérios acidentes. Opte por um extensor no cabo do rodo ou um "mop", eles amplificam o alcance e limpam de uma forma mais segura.

Dica extra para agilizar a limpeza dos vidros

Saiba que os melhores dias para limpar as janelas são os nublados. Isso é devido, pois quando o sol está muito forte, ele pode secar o produto de limpeza no próprio vidro devido ao calor, e essa secagem instantânea pode manchar o vidro.

Bom essas foram as dicas esperamos que tenham sido úteis e lhe auxiliem na limpeza de janelas. Até a próxima