O segredo para se fazer um bife de hambúrguer delicioso é a mistura equilibrada entre a carne magra com uma carne com mais gordurosa.

Ter uma concentração equilibrada gordura é indispensável para o bife de hambúrguer, caso contrário ele irá ficar muito seco e duro  e o ponto ideal do hambúrguer é úmido e macio, com um “caldinho” característico daquele das linhas mais conhecidas no ramo do fast food. 

Dessa forma, não se preocupe com um hambúrguer um pouco gorduroso, pois a gordura irá derreter quando você assá-lo ou fritá-lo, dando muito sabor à carne.

Vamos então aos  ingredientes:

500 gramas de carne moída ou guisado de primeira ou de uma carne magra como patinho

500 gramas de carne moída ou guisado de segunda ou de uma carne com mais gordura

1 cebola branca grande

2 dentes de alho

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Preparo inicial 

O em primeiro lugar você é picar a cebola e o alho bem fino, bem pequeno mesmo. Depois, em uma tigela grande, misture os dois tipos de carne, a cebola picada e os dentes de alho picados com as mãos.

Misture com vontade! Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture novamente.
Após ter feito isso basta pegar a carne e modelar em formato de bife de hambúrguer. Como dica você pode usar a boca de um copo ou de uma taça com a boca mais avantajada para dar formato ao bife, lembrando que antes você deve compactar bem a massa de carne com as mãos.

Modele os seus bifes de hambúrguer a seu gosto. Com a  quantidade de carne indicada, você pode fazer até 10 bifes de 100 gramas mais ou menos grossos, mas também é possível fazer mais ou menos, ira varias da espessura do seu bife de hambúrguer

Feitos os bifes você pode mante-los congelados por semanas no freezer - e não é necessário descongelar cada um deles antes de levar ao forno ou à panela para fritar, apenas retire do freezer e leve diretamente ao fogo. Para congelar, fica a dica, após modelar, enrole com filme-plástico com cuidado para que nenhuma parte fique descoberta.

Caso você prefira os hambúrguer assados, faça da seguinte forma, leve ao forno bem quente em uma forma com um pingo de óleo por cerca de 20 minutos - ajuste de acordo com o ponto de carne desejado. 

Mas se prefere frito então recomendamos que utilize uma panela antiaderente, deixe-a bem quente, coloque o óleo e frite um ou dois bifes por vez.

Ao fritar, é normal em um primeiro  no primeiro que o bife grude na panela, mas não se preocupe, logo irá soltar. Quando isso acontecer, vire e faça o mesmo do outro lado.

Pronto agora você já sabe como fazer é só você montar o hambúrguer completo da sua maneira. Para algo bem clássico e simples, recomendamos começar com pão, maionese, alface, hambúrguer, tomate, cebola roxa, e queijo derretido, é simples básico mas nunca sai de moda!

Grande Abraço!